Autora: Iara Silva de Souza
Editora: Pathos
ISBN: 978-65-994244-8-9
O discurso literário de Rubem Fonseca
O propósito desta obra é apresentar o resultado de uma pesquisa em nível de mestrado, realizada junto à UFPI, com o objetivo de analisar a coletânea de contos intitulada Feliz Ano Novo, do escritor brasileiro Rubem Fonseca, numa perspectiva Semiolinguística. Publicados originalmente em 1975, pela editora Artenova, os contos tiveram sucesso imediato, mas suas narrativas de sexo, violência e conflito entre classes sociais levaram-no à censura pelo regime militar, sendo liberados apenas em 1985 e reeditados em 1989 pela Companhia das Letras. A análise evidencia o conto enquanto ato de linguagem e o texto literário moldado dentro de um dispositivo de encenação cujas circunstâncias do discurso fazem parte de uma dimensão implícita. Rubem Fonseca, na condição de sujeito comunicante, enuncia a partir de um contrato comunicacional, juntamente com os seus personagens, porta-vozes do projeto de fala engendrado. Essa cenografia resulta numa organização discursiva descritiva e narrativa, cuja construção, encenação e estruturação lógica permitem a revelação de um mundo delinquente no qual os personagens projetam imagens de calculistas, violentos, frios, misóginos e vingativos, havendo uma distinção na caracterização de delinquentes pobres e ricos. Concluímos que o estudo dos contos de Rubem Fonseca a partir da Semiolinguística nos permite o desvelamento do ato de linguagem enquanto dispositivo de produção de sentidos, contribuindo para uma compreensão mais abalizada dos fenômenos linguísticos e literários.