Autora: Maria do Socorro de Andrade Ferreira
Editora: EDUFPI
ISBN: 978-65-5904-039-1
O princípio da cooperação no livro didático
A chamada Virada pragmática trouxe outro viés aos estudos da linguagem em detrimento daquele calcado no estruturalismo em que forma e função eram privilegiados. Logo, novos estudos vão gerar documentos que apontam para um novo olhar, para o trabalho linguístico, seja na sala de aula, seja por meio do livro didático. Este trabalho busca apresentar, por meio de um estudo realizado, um exame de como tem se mostrado no livro didático escolar – doravante LD – os enunciados das questões sob esse novo olhar da língua(gem), tendo por foco o Princípio da Cooperação, uma das teorias que buscar contextualizar a língua e não mostra-la como homogênea. A partir de nossa investigação teórica vimos que o ensino de língua portuguesa no livro didático vêm se distanciando de uma postura que outrora estava mais centrada no código, mas, apesar da existência do debate que confronta a língua em função do que com ela os seus usuários podem realizar, ainda é notória a presença de questões nas atividades do LD, que demonstram o entendimento da língua como instrumento de comunicação não problematizado.