Organizadores: Carlos Ângelo de Meneses Sousa, Carlos Lopes, Delci Maria Franzen e Elizabete Carlos do Vale.
Editora: Pathos
ISBN: 978-65-994244-2-7

Links para as lives de lançamento ocorrido no dia 30 de setembro de 2021:

youtube.com/watch?v=xcWbtuuKZtM
youtube.com/watch?v=qgIf8yvBKwk

Cartas para Paulo Freire: da leitura do mundo à leitura da palavra

Em tempos de COVID, estamos redescobrindo a arte de escrever cartas, uma arte que os meios digitais de comunicação têm contribuído para transformar em bilhetes, abreviações e ‘memes’. Como jovem numa escola internato, os meus pais me escreviam religiosamente duas vezes por semana. Receber, abrir e ler essas cartas constituía um dos momentos mais esperados da semana longe de casa. Mais tarde, como estudante, na época de natal, os Correios na Inglaterra contratavam jovens por um período curto para dar conta do volume de correspondência do final de ano. Como entregador de cartas e cartões de natal, eu me sentia um pouco como um mensageiro da esperança unindo pessoas e famílias que não se viam fazia tempo […] É importante reconhecer que todas as instituições envolvidas nesse projeto – a UnB, o MEB, a UCB, a UEPB e a UFAL – desenvolvem atividades pertinentes ao campo da educação popular e da educação de jovens e adultos. Em períodos de tempo adverso, contraditoriamente há mais espaço para iniciativas e inovações da base, para experimentar e recuperar meios aparentemente desprestigiados no meio educacional. Por isso, a proposta de conjugar os avanços do espaço virtual com a escrita de cartas me parece genial. [… ] Viva Paulo Freire!


Timothy D. Ireland
Doutor em Educação pela Universidade de Manchester
Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba

[…] uma noção mais condizente com a proposta filosófica de Paulo Freire seria atribuir a quem educa a responsabilidade de desafiar os educandos, de buscar, de questionar, de construir seus próprios critérios (e assim, de desafiar-se como educador/a nesse processo). Desse modo, o processo educativo entendido como desafio torna-se um convite democrático e democratizante para investigar, indagar, formar seus próprios critérios e pode se tornar a mais emocionante aventura intelectual e humana, formando pessoas livres e liberadas, sujeitos criativos da produção de novos conhecimentos e, portanto, de novas propostas de interpretação e ação sobre a realidade e de construção de um futuro não predeterminado.

Oscar Jara Holliday
Presidente do Consejo de Educación Popular de America Latina y El Caribe (CEAAL)